Psicopedagogia

logo-psicopedagogiaPsicopedagogia – aprendizagem centrada no sujeito

Psicopedagogia trata das questões de aprendizagem (em seus estados normais e patológicos) no âmbito de cada pessoa. As dificuldades de aprendizagem são investigadas de maneira individualizada, e a abordagem é centrada nas particularidades do sujeito (criança, adolescente ou adulto).

Os atendimentos são realizados 1 a 2 vezes por semana, individualmente e é caracterizado pelas seguintes fases:

-triagem: entrevista inicial

-Avaliação Psicopedagógica – É feita uma investigação, com métodos próprios da psicopedagogia, para verificar quais são as dificuldades de aprendizagem e quais são seus fatores causadores. São utilizados jogos, provas, observações, anamnese e entrevistas. Essa etapa é muito importante, pois os resultados aqui obtidos irão direcionar qual intervenção/tratamento para cada caso. A duração dessa fase é de 8 a 10 sessões.

-Intervenção Psicopedagógica: ações sistemáticas que visam corrigir os desvios de aprendizagem. Se, após a avaliação inicial, for constatada a necessidade de intervenção psicopedagógica, a mesma será feita em sessões com duração média de 50 minutos e serão utilizados métodos psicopedagógicos, de acordo com a necessidade do caso. Haverá orientação aos pais e à escola. A intervenção psicopedagógica também poderá sugerir o acompanhamento com outros profissionais e indicar atividades artísticas e esportivas.

Site - organograma do diagnóstico psicopedagógico

Site - organograma devolutiva

SAIBA MAIS

Os benefícios da psicopedagogia para adultos

 

Comments are closed